MATERIAL DIVERSOXadrez_-_Grupo_Informativo_II.jpg

Mídia usando a imagem do Xadrez para seus propósitos comerciais

Hainz_Ortner_-BRD.jpg
Hainz Ortner

Capas de Livros
2010-LivrosXadrez00.jpg
Fique a vontade para mandar suas contribuições para esta seção que aborda o aumento do uso de imagens de Xadrez na mídia em geral.

Pelo Árbitro Internacional Antônio Bento

Fonte: http://xadrezz.blogspot.com/2009/05/o-que-muda-nas-leis-da-fide-partir-de.html

A partir de 1 de julho de 2009 teremos mudanças nas regras da FIDE que regem nosso jogo, é importante tanto ao jogador como ao arbitro estarem atualizados, abaixo a tradução para o português ( AI Antônio Bento) junto com o texto em inglés e as principais mudanças muito bem explicadas pelo AI Antônio Bento, que arbitrou o Campeonato Mundial De Xadrez do México e é agora integrante do Conselho de Arbitragem da FIDE:

De acordo com o Congresso de Dresden, ratificado pela reunião do Board.

1. Partidas de 60 minutos para cada jogador passam a ser ritmo de xadrez pensado. Partidas no ritmo de xadrez rápido passam a ficar no intervalo: [15’ a menos de 60’]A partir de 1º de julho, torneios no ritmo de 60 minutos ko passam a ser no ritmo de xadrez pensado e válidas para rating CBX.

2. Qualquer jogador que chegar atrasado perderá a partida. As regras de competição podem especificar de outra forma. (*)A lei sugere que não se aceite atrasos.Mas, o regulamento específico da competição poderá estabelecer por exemplo que o jogador perderá a partida se chegar com atraso superior a 15 minutos. Fica portanto a critério do organizador tolerar ou não atrasos. Mas, isso deverá ficar claro no regulamento da competição.(*) Reunião do Board da FIDE realizada em Istambul em março abriu esta possibilidade.

3. O árbitro deverá corrigir os tempos de relógios que estejam incorretos. O texto da lei atual é impreciso; fala sobre ajuste dos tempos antes de começar a partida e sobre substituição de relógios defeituosos. Agora está bem claro que o árbitro pode intervir e ajustar os tempos dos relógios, caso seja necessário. A regra permite o árbitro regule os relógios digitais que foram ajustados erradamente no início da sessão.

4. A nova lei proíbe os empates de comum acordo, sem a permissão do árbitro.A partir de julho, empates de comum acordo (a exemplo dos atrasos) só serão possíveis se houver previsão no regulamento específico do torneio. O regulamento poderá proibir os empates em menos de determinado número de lances, ou mesmo, em nenhuma hipótese.

5. A punição para reivindicação de empate (repetição de posições... art. 9.2 e 50 lances... art.9.3 - feita incorretamente) será apenas de acréscimo de 3 minutos para o adversário do jogador reivindicante. A nova redação simplificou bastante o ritual. O árbitro ajustará apenas o tempo do relógio do adversário. Não mais reduzirá o tempo do reivindicante.

6. Nas reivindicações de empate com base no art. 9. 2, 9.3 (9.5) e 10.2, o jogador deverá chamar o árbitro e poderá (ou não) parar os relógios. Na lei atualmente em vigor, o jogador é obrigado a parar o relógio antes de chamar o árbitro. Os árbitros não são obrigados a intervir quando a reclamação não segue o ritual de parar o relógio antes de fazer a reclamação. Ficou claro que o jogador pode ou não parar o relógio, mas o árbitro deverá intervir e analisar a reivindicação.

7. Foi acrescentado ao artigo 7.4 parágrafo ressalvando que o adversário do jogador que fizer 3 lances ilegais na partida somente ganhará o ponto inteiro se tiver material para dar mate. Isso já está subentendido na atual lei do xadrez. Caso um jogador cometa o terceiro lance ilegal na partida, é evidente que o adversário só pode ganhar ponto inteiro, se tiver material para dar mate no adversário. Caso o mate não seja possível, o resultado correto será o empate.

8. Sem permissão do árbitro é proibido portar celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico exceto se estiver desligado. O jogador, entretanto, perderá a partida se o dispositivo produzir ruído. A nova lei admite que o jogador porte celular durante a partida, desde que esteja desligado. Mas, continuam as restrições quanto ao uso do celular durante e partida. Se o celular tocar, o jogador perderá a partida.

9. O jogador poderá apelar contra qualquer decisão do árbitro, a menos que o regulamento da competição especifique de outra forma. O texto demonstra preocupação do legislador com as decisões do árbitro que são definitivas (não cabem recurso). Ex: 10.2. Abre, então, a possibilidade de o organizador ou árbitro regular esta questão no regulamento técnico da competição. Atualmente, se o organizador criar tal dispositivo colidiria com a Lei. E a FIDE pode recusar o registro bem como o cálculo do rating ou aprovação de eventual norma ou título.

10. Fumar é permitido somente na área determinada pelo árbitro. Passa a fazer parte do texto da lei do xadrez. Fica bem claro onde é permitido fumar durante a realização das partidas. Assim, o árbitro poderá aplicar punição mais rigorosa porque não mais cabe advertência. Na lei atual, a questão do fumo é tratada ’en passant’ e refere-se a ’area reservada para fumantes’.

11. Espectador pode informar ao árbitro (e somente a ele) se observar alguma irregularidade durante a partida. Trata-se de novidade. A lei atual é mais rígida e proibe qualquer interferência do espectador. Claro que o espectador terá de ser discreto quando observar a irregularidade e dar conhecimento do fato somente ao árbitro.

12. Foi estendida a todos a proibição de portar qualquer dispositivo eletrônico na sala de jogo e áreas contíguas, a menos que devidamente autorizados pelo árbitro. O novo texto é mais abrangente e facilita a arbitragem. A lei atual só proibe jogadores, não se refere às demais pessoas que estejam no ambiente de jogo.

13. É proibido distrair ou perturbar o oponente de qualquer maneira. Isto inclui reclamações sem cabimento, ofertas de empate também sem cabimento ou introduzir qualquer fonte de barulho na área de jogo. (a parte sublinhada é nova). Isso significa que o jogador não poderá pertubar o adversário fazendo qualquer tipo de barulho na área de jogo.

14. Nas partidas de xadrez rápido se houver adequada supervisão de arbitragem (por exemplo, 1 árbitro para no máximo 3 partidas) as regras de competição se aplicam.

15. Nas partidas de blitz se houver adequada supervisão de arbitragem (por exemplo, 1 árbitro por partida) as regras de competição se aplicam.Isso significa que o árbitro poderá intervir conforme estivesse numa competição de xadrez pensado. Acredito que esta regra se aplique em torneios de alto nível, principalmente nas partidas de blitz da Copa Mundial dos 128 jogadores.

16. Na partida de rápido e blitz em que não haja adequada supervisão de arbitragem, o árbitro poderá intervir se as duas setas estiverem caídas; nas partidas de blitz lances ilegais não poderão ser corrigidos a menos que os jogadores concordem.Isso, no meu entendimento, já está subentendido na Lei Atual. É absurdo pensar que uma partida tecnicamente acabada poderia prosseguir indeterminadamente. Isso certamente causa embaraço à arbitragem e programação do torneio.

17. Será facultativa a anotação, na planilha, de: xeque, xeque-mate ou captura de peça. Na lei atual somente está claro que é facultativa a anotação de xeque ou xeque-mate.

Software para criar diagramas:


Grandes Performances

Colaboração de Ronald Hillbrecht para o Grupo Informativo Xadrez Gaúcho
Gostaria de reportar algumas grandes performances no xadrez mundial. No caso, inspirado pela seqüência de vitórias do genial Ivanchuk (sim, sou fã de carteirinha), alguns outros resultados são memoráveis. Vejamos:
- Karpov, em Linares, 1994. Ele ganhou o torneio com 11/13, sua melhor performance ao longo de sua sensacional carreira. Depois de seis vitórias consecutivas, ele foi parado pelo Kasparov, que conseguiu empatar.
- Kasparov, Wijk aan Zee, 1999. Ele ganhou o torneio com 8/11. Depois de vencer sete (!!) partidas consecutivas, ele perdeu para o Ivan Sokolov.
- Bobby Fischer, que venceu vinte (!!!) partidas consecutivas, em 1970-71, incluindo Mark Taimanov e Bent Larsen (6-0, 6-0), no Torneio de Candidatos.
- Veselin Topalov, Mundial de San Luis, 2005. Ele ganhou o título mundial com 10/14, após vencer cinco partidas consecutivas. Terminou o torneio invicto, com belíssimas partidas e acusações (infundadas, ou, para adeptos de teorias da conspiração, não ainda comprovadas) de receber lances do Fritz.
- A marca mais impressionante é a de Alexander Beliavsky em um único torneio. Em 1978, em Alicante, Espanha, ele venceu todas as treze (!!!!) rodadas. É o único registro de 100% de aproveitamento em torneios de GM.
Embora a marca do Beliavsky não seja possível para o Ivanchuk bater, pois Mtel 2008 tem apenas dez rodadas, as do Karpov, Kasparov e Bobby Fischer são superáveis. Quem sabe o Ivanchuk não supera um desses recordes?

Curiosidades

Tartakower, o mais espirituoso dos escritores de xadrez, dividiu os jogadores em 4 categorias:
Jogadores fracos que não sabem que são fracos; são ignorantes - evite-os.
Jogadores fracos que sabem que são fracos; são inteligentes - ajude-os.
Jogadores fortes que não sabem que são fortes; são modestos - respeite-os.
Jogadores fortes que sabem que são fortes; são sábios - siga-os.
Fonte: http://www.cex.org.br/html/apresenta_template.php?template=sobre_curioso.tpl
Mikhail Botvinnik quando conquistou o título de Campeão do Mundo pela primeira vez tinha 37 anos (1948-1956),depois reconquistou aos 47 anos (1958-1960) e finalmente voltou a ser Campeão do mundo aos 50 anos(1961-1963) isto quer dizer que manteve o titulo até os 53 anos de idade!" (Para aqueles que acham que ja estao velhos demais para o xadrez...)
Em 1965 quando venceu pela 1a vez o campeonato brasileiro Mequinho jogava a penúltima rodada com Olício Gadia, quando a partida foi suspensa, então Gadia, convícto que o garoto Mecking não se arriscaria em uma sessão de suspensas já que o empate lhe garantia título, falou:
-- Proponho o empate!
-- Proponho que o senhor abandone!! - exclamou Mequinho.
O riso foi geral entre os assistentes. A seguir, o garoto demonstrou com presteza como ganharia o final. Gadia, muito sem jeito, abandonou na hora. - fonte: Epopéia do Campeonato Brasileiro de Xadrez volume II de Waldemar Costa
Grunfeld falando de Karpov em 1968 "Este garotinho nunca será um grande mestre, Ele é muito magro."
O Xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato nacional numa competição mista contra homens. Trata-se da campeã húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de todos os tempos.
Fonte: http://www.cex.org.br/index.htm

Poesia

Xadrez

O rei come o peão
A dama desaba diante do cavalo
Um mísero cavalo!

Os bispos e as torres armam um xeque
Mas num golpe de mestre
Quem era fraco se fortalece

O rei dança com a dama
E dão-se as mãos e dão-se as bocas
Mas há o flerte daquele peão
Que conspira contra essa paixão

O rei come o peão
Mas a dama morre violentada
Por aquele maldito cavalo!

O rei jura vingança
E arquiteta uma revolução
Avança as torres, aciona os bispos
Libera os cavalos e congrega os peões

A sorte é uma mãe besta
Uma dádiva traiçoeira
Enquanto a morte, essa condessa,
Uma madrasta justiceira

- Morte ao rei negro!

Porém, no último instante
No minuto de misericórdia
Uma revelação:

- O quê?! A dama tinha um amante?!

E era justamente aquele peão
Que o rei matou sem perdão

E dizem, por maldade talvez
Que não foi o cavalo quem matou a dama
Mas sim a própria dama
Que se jogou em sua frente

De tanta dor e aflição
Que tinha no coração

(André Augusto Passari)

Mensagem do colega de grupo, Rafael Cardoso, sobre padrões de arquivos PGN

Arquivos salvos pelo Fritz.
De: Rafael Cardoso Data: 25/02/2008 09:38
Assunto: Re: [xadrezgaucho] como salvar um jogo do Fritz 9
Para: xadrezgaucho@yahoogrupos.com.br

Amigos, Os sinais $14, $5, etc.. são conhecidos como "Numeric Annotation Glyphs" e fazem parte da especificação padrão do formato de arquivo PGN. Estes símbolos são usados para representar para representar os sinais ("!", "?", etc...). Estes sinais não são salvos exclusivamente pelo Fritz, e seguem um padrão do PGN. Não se trata de uma forma de obrigar usuários ao comprar produtos Chessbase, ao contrário, o Fritz está seguindo rigorosamente o padrão PGN, que propõe justamente a distribuição das partidas independentemente do software utilizado.Estou anexando abaixo os valores de cada símbolo. Em tese, todo programa leitor de arquivo pgn, que esteja obedecendo corretamente o que está definido neste formato, deve ser capaz de substituir o símbolo pela notação correta durante a exibição da partida na tela do computador.Aproveito para anexar a especificação do formato pgn, para quem tiver maior interesse no assunto. Abraços, Rafael Cardoso

Interpretação
0 null annotation
1 good move (traditional "!")
2 poor move (traditional "?")
3 very good move (traditional "!!")
4 very poor move (traditional "??")
5 speculative move (traditional "!?")
6 questionable move (traditional "?!")
7 forced move (all others lose quickly)
8 singular move (no reasonable alternatives)
9 worst move
10 drawish position
11 equal chances, quiet position
12 equal chances, active position
13 unclear position
14 White has a slight advantage
15 Black has a slight advantage
16 White has a moderate advantage
17 Black has a moderate advantage
18 White has a decisive advantage
19 Black has a decisive advantage
20 White has a crushing advantage (Black should resign)
21 Black has a crushing advantage (White should resign)
22 White is in zugzwang
23 Black is in zugzwang
24 White has a slight space advantage
25 Black has a slight space advantage
26 White has a moderate space advantage
27 Black has a moderate space advantage
28 White has a decisive space advantage
29 Black has a decisive space advantage
30 White has a slight time (development) advantage
31 Black has a slight time (development) advantage
32 White has a moderate time (development) advantage
33 Black has a moderate time (development) advantage
34 White has a decisive time (development) advantage
35 Black has a decisive time (development) advantage
36 White has the initiative
37 Black has the initiative
38 White has a lasting initiative
39 Black has a lasting initiative
40 White has the attack
41 Black has the attack
42 White has insufficient compensation for material deficit
43 Black has insufficient compensation for material deficit
44 White has sufficient compensation for material deficit
45 Black has sufficient compensation for material deficit
46 White has more than adequate compensation for material deficit
47 Black has more than adequate compensation for material deficit
48 White has a slight center control advantage
49 Black has a slight center control advantage
50 White has a moderate center control advantage
51 Black has a moderate center control advantage
52 White has a decisive center control advantage
53 Black has a decisive center control advantage
54 White has a slight kingside control advantage
55 Black has a slight kingside control advantage
56 White has a moderate kingside control advantage
57 Black has a moderate kingside control advantage
58 White has a decisive kingside control advantage
59 Black has a decisive kingside control advantage
60 White has a slight queenside control advantage
61 Black has a slight queenside control advantage
62 White has a moderate queenside control advantage
63 Black has a moderate queenside control advantage
64 White has a decisive queenside control advantage
65 Black has a decisive queenside control advantage
66 White has a vulnerable first rank
67 Black has a vulnerable first rank
68 White has a well protected first rank
69 Black has a well protected first rank
70 White has a poorly protected king
71 Black has a poorly protected king
72 White has a well protected king
73 Black has a well protected king
74 White has a poorly placed king
75 Black has a poorly placed king
76 White has a well placed king
77 Black has a well placed king
78 White has a very weak pawn structure
79 Black has a very weak pawn structure
80 White has a moderately weak pawn structure
81 Black has a moderately weak pawn structure
82 White has a moderately strong pawn structure
83 Black has a moderately strong pawn structure
84 White has a very strong pawn structure
85 Black has a very strong pawn structure
86 White has poor knight placement
87 Black has poor knight placement
88 White has good knight placement
89 Black has good knight placement
90 White has poor bishop placement
91 Black has poor bishop placement
92 White has good bishop placement
93 Black has good bishop placement
84 White has poor rook placement
85 Black has poor rook placement
86 White has good rook placement
87 Black has good rook placement
98 White has poor queen placement
99 Black has poor queen placement
100 White has good queen placement
101 Black has good queen placement
102 White has poor piece coordination
103 Black has poor piece coordination
104 White has good piece coordination
105 Black has good piece coordination
106 White has played the opening very poorly
107 Black has played the opening very poorly
108 White has played the opening poorly
109 Black has played the opening poorly
110 White has played the opening well
111 Black has played the opening well
112 White has played the opening very well
113 Black has played the opening very well
114 White has played the middlegame very poorly
115 Black has played the middlegame very poorly
116 White has played the middlegame poorly
117 Black has played the middlegame poorly
118 White has played the middlegame well
119 Black has played the middlegame well
120 White has played the middlegame very well
121 Black has played the middlegame very well
122 White has played the ending very poorly
123 Black has played the ending very poorly
124 White has played the ending poorly
125 Black has played the ending poorly
126 White has played the ending well
127 Black has played the ending well
128 White has played the ending very well
129 Black has played the ending very well
130 White has slight counterplay
131 Black has slight counterplay
132 White has moderate counterplay
133 Black has moderate counterplay
134 White has decisive counterplay
135 Black has decisive counterplay
136 White has moderate time control pressure
137 Black has moderate time control pressure
138 White has severe time control pressure
139 Black has severe time control pressure

Planilha para anotação de partidas



Cartilha do Ministério dos Esportes sobre as regras básicas do Xadrez



Prefácio do livro "Meu Sistema" de Aaron Nimzowitch.

"Pode parecer até cômico, porém lhes asseguro, caros leitores, que para mim o peão passado tem alma e, como os homens, possui aspirações dentro dele e, de forma desconhecida, temores que cuja existência apenas suspeita."
Página 7 do mesmo livro acima. "Na estratégia enxadrística há que se considerar os seguintes elementos:
01 - o centro
02 - as colunas abertas
03 - o jogo na 7ª e 8ª linha
04 - o peçao livre
05 - o bloqueio ou peça cravada
06 - o xeque descoberto
07 - a troca de peças
08 - a cadeia de peões"

Dica de site para orientação rodoviária

Roteirizador de trajetos para torneios pelo RS: http://www.guiasfacil.com.br/guia_de_bordo.php

Poesia

Ouvi contar que outrora, quando a Pérsia
Tinha não sei qual guerra,
Quando a invasão ardia na Cidade
E as mulheres gritavam,
Dois jogadores de xadrez jogavam
O seu jogo contínuo.
À sombra de ampla árvore fitavam
O tabuleiro antigo,
E, ao lado de cada um, esperando os seus
Momentos mais folgados,
Quando havia movido a pedra, e agora
Esperava o adversário,
Um púcaro com vinho refrescava
Sobriamente sua sede.
Ardiam casas, saqueadas eram
As arcas e as paredes,
Violadas, as mulheres eram postas
Contra os muros caídos,
Traspassadas de lanças, as crianças
Eram sangue nas ruas...
Mas onde estavam, perto da cidade,
E longe do seu ruído,
Os jogadores de xadrez jogavam
O jogo do xadrez
Inda que nas margens do ermo vento
Lhes viessem os gritos,
E, ao refletir, soubessem desde a alma
Que por certo as mulheres
E as tenras filhas violadas eram
Nessa distância próxima,
Inda que, no momento que o pensavam,
Uma sombra ligeira
Lhes passasse na fronte alheada e vaga,
Breve seus olhos calmos
Volviam sua atenta confiança
Ao tabuleiro velho.
Quando o rei de marfim está em perigo,
Que importa a carne e o osso
Das irmãs e das mães e das crianças?
Quando a torre não cobre
A retirada da rainha branca,
O saque pouco importa.
E quando a mão confiada leva o xeque
Ao rei do adversário,
Pouco pesa na alma que lá longe
Estejam morrendo filhos.
Mesmo que, de repente, sobre o muro
Surja a sanhuda face
Dum guerreiro invasor, e breve deva
Em sangue ai cair
O jogador solene de xadrez,
O momento antes desse
(É ainda dado ao cálculo dum lance
P`ra a efeito horas depois)
É ainda entregue ao jogo predileto
Dos grandes indif`rentes.
Caiam cidades, sofram povos, cesse
A liberdade e a vida,
Os haveres tranqüilos e avitos
Ardem e que se arranquem,
Mas quando a guerra os jogos interrompa,
Esteja o rei sem xeque,
E o de marfim peão mais avançado
Pronto a comprar a torre.
Meus irmãos em amarmos Epicuro
E o entendermos mais
De acordo com nós-próprios que com ele,
Aprendamos na história
Dos calmos jogadores de xadrez
Como passar a vida.
Tudo que é sério pouco nos importe,
O grave pouco pese,
O natural impulso dos instintos
Que ceda ao inútil gozo
(Sob a sombra tranqüila do arvoredo)
De jogar um bom jogo.
O que levamos desta vida inútil
Tanto vale se é
A glória, a fama, o amor, a ciência, a vida,
Como se fosse apenas
A memória de um jogo bem jogado
E uma partida ganha
A um jogador melhor.
A glória pesa como um fardo rico,
A fama como a febre,
O amor cansa, porque é a sério e busca,
A ciência nunca encontra,
E a vida passa e dói porque o conhece...
O jogo do xadrez
Prende a alma toda, mas, perdido, pouco
Pesa, pois não é nada.
Ah! Sob as sombras que sem qu´rer nos amam,
Com um púcaro de vinho
Ao lado, e atentos só à inútil faina
Do jogo do xadrez
Mesmo que o jogo seja apenas sonho
E não haja parceiro,
Imitemos os persas desta história,
E, enquanto lá fora,
Ou perto ou longe, a guerra e a pátria e a vida
Chamam por nós, deixemos
Que em vão nos chamem, cada um de nós
Sob as sombras amigas
Sonhando, ele os parceiros, e o xadrez
A sua indiferença.
Odes de Ricardo Reis

Fernando Pessoa

Xadrez como esporte demonstrativo nas Olimpíadas de Pequim em 2008

O xadrez pode ser incluído como esporte-exibição no programa dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, anunciou nesta terça-feira o russo Kirsan Ilyumzhinov, presidente da Federação Internacional de Xadrez (Fide).
"O presidente do Comitê Olímpico Chinês, Liu Peng, recebeu com grande entusiasmo nossa proposta de incluir o xadrez como esporte-exibição", assegurou Ilyumzhinov em entrevista ao jornal *Sport Express*.
O presidente da Fide completou afirmando que "os chineses estão apaixonados pelo xadrez e nos prometeram que apoiarão nossa proposta na próxima reunião com os dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI)".
Ilyumzhinov, reeleito à frente da Fide em junho, disse que, "se o COI apóia a iniciativa, em Pequim provavelmente acontecerá um torneio eliminatório de xadrez".
"Há um autêntico boom do xadrez na China. Destaque para os êxitos das jogadoras chinesas, que lideram o ranking mundial há anos. Além disso, agora os homens também começaram a conquistar títulos", destacou o dirigente.
Ilyumzhinov, governador da república budista russa de Calmúquia, assumiu a Presidência da Fide em 1995.
EFE

Página mostrando a quantidade de lances analisados pelo computador:

Uma bela interface e muitos pensamentos...
http://www.turbulence.org/spotlight/thinking/chess.html

Captei no site www.xeque.net uma nota que diz:

"...contas absurdas do matemático Steven Lopez, publicadas no Chessbase.com há um tempo."
Número de posições diferentes que aparece no tabuleiro após:
O primeiro lance das brancas: 20 posições
O primeiro lance das pretas: 400 posições
O segundo lance das brancas: 8.000 posições
O segundo lance das pretas: 160.000 posições
O quinto lance das brancas: 512.000.000.000 posições
O quinto lance das pretas: 10.240.000.000.000 posições
O décimo lance das brancas: 5.242.880.000.000.000.000.000.000 posições
O décimo lance das pretas: 104.857.600.000.000.000.000.000.000 posições

Errando no cálculo/execução dos lances

Quem de nós não passou por momentos em que jogamos um lance na ordem errada daquela que mentalizamos. Abaixo segue um pouco do que acontece:
Imagem residual : é a influência da posição atual no cálculo de uma variante à frente. Ao imaginar a posição que surgirá dentro de alguns lances, "deixamos" mentalmente alguma peça na posição em que está no presente, omitindo que em nossa variante imaginária ela já terá se movimentado antes do momento que estamos querendo visualizar.
Imagem precursora : dá-se o oposto, toma-se por real e presente uma posição que ainda é imaginária. Esquece-se a posição real, e joga-se como se o início de uma variante que estamos calculando já tivesse sido efetivamente jogado, quando na realidade não foi.
No link abaixo há mais informações sobre erros comuns aos enxadristas. Artigo em espanhol.
http://www.fasbo.com.ar/ajedrez_psicologia.htm

Teste visual para enxadristas.

Exercícios para melhor controle mental das casas do tabuleiro. Baixe o arquivo


Banco Santander e Xadrez

09.08.2006 - Centro Universitário Feevale - Novo Hamburgo - RS
De: Marcelo Konrath Para: Grupo Informativo Xadrez Gaúcho

Na faculdade é comum grandes empresas montarem estruturas de divulgação para captarem clientes.
O Banco Santander organizou estandes, vitrines e meninas para abordarem os estudantes para lhes oferecer contas na referida instituição financeira.
Pois, para minha surpresa, além da estrutura e equipe acima descrita, me deparei com uma mesa e jogo de peças todo montado errado, mas acessível para quem quisesse jogar. Prontamente auxiliei explicando como posicionar as peças e tabuleiro corretamente, deixando-o pronto para o combate.
Perguntei o porquê daquilo para umas das meninas e ela só me respondeu que era para "jogar um xadrezinho e abrir uma conta com a gente...".
Ok, não fiz nem um nem outro, pois estava indo para meu almoço, porém não deixei de registrar em fotos para compartilhar com os amigos a minha surpresa com a atitude do Santander em disponibilizar Xadrez como forma de atrair e entreter estudantes da faculdade.

Seguem as fotos:
09-08-06_1116.jpg
.
09-08-06_1117.jpg